10 AÇÕES PARA INÍCIO IMEDIATO
Consumir (e poluir) menos não significa renunciar a tudo imediatamente. Eis o que se pode fazer, com pouco esforço, a partir de agora.
1 Beba água da torneira filtrada, em vez da água mineral embalada em garrafas de plástico.
2 Coma sobretudo frutas e verduras da estação. Prefira alimentos frescos, não embalados.
3 Diminua ao máximo a ingestão de alimentos congelados - comida em geral de pouco qualidade, cuja produção requer o consumo de muita energia.
4 Quando possível, substitua a carne por um prato de vegetais. A pecuária de bovinos (sobretudo a intensiva) é uma importante fonte de poluição. Além disso, o consumo excessivo de proteínas faz mal à saúde.
5 Antes de ligar o automóvel, pergunte-se "é realmente indispensável que eu use este meio de transporte?"
6 Substitua as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, que consomem muito menos energia. Em vários países, sobretudo europeus, as lâmpadas normais não serão mais comercializadas a partir de 2010.
7 Evite ao máximo o uso de sacolas de plástico. Habitue-se a usar uma shopping bag, um sacolão de compras de algodão que pode ser lavado e reutilizado muitas vezes.
8 Não use pratos e copos de plástico descartáveis. Utilize pratos e vasilhas de plástico, louça ou outro material lavável e reutilizável, ou no máximo pratos em plástico 100% biodegradável.
9 Substitua os guardanapos de papel por guardanapos de algodão.
10 No Natal e nos aniversários, presenteie as crianças com brinquedos que não precisem de pilhas e que usem a menor quantidade de plástico possível. Há grande variedade de brinquedos não poluidores, como os feitos com tecidos ou madeira colorida.
(Extraído da Revista Planeta Edição 451, pág. 46)
0 comentários:
Postar um comentário