sábado, 1 de março de 2008

FOI ASSIM QUE ACONTECEU

Meu irmão começou a ditar, em seu melhor estilo oratório, aquele que mantém as tribos dependuradas em suas palavras.
- No princípio - dizia ele, - exatamente há quinze vírgulas dois bilhões de anos, houve uma grande explosão, e o universo...
Mas parei de escrever. - Quinze bilhões de anos? - disse, incrédulo.
- Absolutamente certo - alegou ele. - Estou inspirado.
- Não estou questionando sua inspiração - disse eu. (Era melhor que não. Ele é três anos mais jovem que eu, mas não procuro questionar sua inspiração. Nem ninguém mais, ou já sabem o inferno que terão de agüentar.) - Mas você vai contar a história da Criação por um período de quinze bilhões de anos?
- Preciso - disse meu irmão - Foi o tempo que levou. Tenho tudo aqui - e bateu e sua testa - a mais alta autoridade.
Mas agora, eu já tinha pousado meu estilete. - Sabe quanto está custando o papiro?
- Quê - (ele pode ser inspirado, mas freqüentemente notei que a inspiração não incluía assuntos sórdidos como o preço do papiro).
- Suponha que você descreva um milhão de anos de eventos em cada rolo de papiro. Isso quer dizer que você precisará de quinze mil rolos. Precisará falar o suficiente para encher todos eles e sabe que vai começar a gaguejar, depois de algum tempo. Vou precisar escrever o suficiente para encher todos eles e meus dedos vão cair. E, mesmo que pudéssemos pagar todo esse papiro, e você tivesse a voz, e eu a força, quem vai copiar? Precisamos ter garantias umas cem cópias antes de podermos publicar e, sem isso, de onde virão os nossos royalties?
Meu irmão pensou um pouco. - Acha que devo resumir?
- Bastante, se espera atingir o grande público.
- Que tal uns cem anos?
- Que tal seis dias?
Ele replicou, horrorizado: - Você não pode espremer toda a Criação em seis dias!
- É todo o papiro que tenho. O que você acha?
- Ora, está bem - e começou a ditar de novo: - No princípio... - Precisam ser seis dias, Arão?
e eu respondi, fime: - Seis dias, Moisés.

0 comentários: