quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A água está acabando: ECONOMIZE!

A Terra é composta por 70% de água.  Isso significa que quase ¾ do planeta é feito desse líquido.  Apesar da abundância, muitas pessoas vão sentir a falta desse recurso natural nos próximos anos.

Desde as civilizações mais antigas, o homem sempre procurou morar perto dos rios para facilitar a irrigação de suas plantações e para obter água potável.  Hoje, mais do nunca, a vida do homem depende da água.  Ela é utilizada em vários setores da industria, como a produção de papel e açúcar, e na vida doméstica.  Uma casa como a minha pode gastar até 300 litros por dia.

A falta de água é mais séria em alguns países onde há poucos rios e chove pouco, como no Oriente Médio e no norte da África.  Nesses países onde não há abastecimento suficiente, as pessoas são obrigadas a deixar suas casas e cidades.  No Brasil, esse problema também acontece, no Nordeste, em época de seca.

Só 3% total de água do planeta é doce.  A água salgada, encontrada nos oceanos e nos mares, não pode ser utilizada pelo homem.  Desses 3%, uma parte encontrar-se em geleiras, icebergs e subsolos muito profundos e não pode ser obtida.   Fazendo as contas sobra um pouquinho de água para matar a sede dos 6 bilhões de pessoas do planeta.  É muita gente e pouca água.

As grandes cidades e os países muito povoado são outras regiões que já sofrem desabastecimento.  Seus rios e lagos estão muito poluídos pelas indústrias e há muita concentração de gente.  China, o país mais populoso do mundo, das 500 cidades que existem no país, 300 tem falta de água.  Mais de 80 milhões de chineses andam mais de um quilômetro e meio por dia para conseguir o precioso líquido.

No Brasil, só a região amazônica é responsável por 20% do volume de água doce do planeta.  Apesar disso, também enfrentamos problemas como a poluição dos rios das grandes cidades.  Essa questão preocupa o mundo.

Todo ser vivo precisa de água para viver.

Nos perdemos muito líquido diariamente, por isso é importante tomar muita água para repor as perdas.  O ideal é tomar cerca de dois litros por dia.

Porém, precisamos prestar mais atenção ao desperdício de água.  Enquanto os governantes pensam em grandes estratégias, nós podemos fazer a nossa parte.  Veja como:

Feche a torneira enquanto estiver escovando os dentes, se ensaboando ou lavando objetos.

Tente reaproveitar a água já utilizada.

Peça para sua mãe ou seu pai lavar o quintal com a água da lavagem da roupa.

Peça para sua mãe ou seu pai verificar se não há nenhum vazamento de água em casa.

Não encha e esvazie banheiras, tanques ou piscinas várias vezes.

 

 

Mudando de assunto: O QUE VOCÊ FEZ HOJE PELO MEIO AMBIENTE?

        

 

0 comentários: